Prêmios e eleição da Abracerva marcam encerramento da Brasil Brau 2017

Data: 28/JUL/2017

A edição 2017 da Brasil Brau – Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja se encerra em clima de celebração, não só pelo movimento intenso de visitantes e possibilidades de negócios ao longo dos três dias evento, mas pelo legado que o encontro de profissionais deixa para o setor. Este ano, foi retomada a realização do Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em Cerveja com a missão de apoiar a profissionalização do mercado. A feira também sediou a eleição da nova diretoria da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) e divulgou dois prêmios com votação popular que elegeram o Melhor Lançamento e o Stand Mais Bonito desta edição.
 

Após um hiato de quatro anos desde o primeiro Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em Cerveja, a Brasil Brau abraça o desafio de instigar o segmento a prestar mais atenção na importância da gestão, comunicação, sustentabilidade e responsabilidade social. Na abertura conduzida por Luana Cloper, Diretora de Negócios, e Cilene Saorin, curadora técnica, o tom foi de emoção à medida que os resultados foram revelados. “Os trabalhos inscritos tinham diferentes níveis de maturação”, avalia Cilene. “Nossa expectativa é que o prêmio estimule o mercado a se desenvolver cada vez mais, para além do líquido”, completa Luana.
 

O primeiro lugar em Design de Embalagens ficou para a Perro Libre (RS), com a cerveja 803 Black Rye IPA, dedicada ao Dia Internacional da Mulher. Com discurso engajado pela causa antissexista, puxou a fila de lágrimas no palco e na plateia que se manteve até o fim da solenidade. A organização fez menção também ao 2º lugar: Baumhardt Bier; e 3º lugar: Cervejaria Farrapos. Já na categoria Comunicação da cultura cervejeira, a vencedora foi a Revista da Cerveja (A consolidação de um projeto); 2º lugar: Belgo Bekaert Arames (Brasil Beer); 3º lugar: Acerva Paranaense (Boletim Informativo da Acerva Paranaense). O melhor projeto de Sustentabilidade quem ganhou foi a Lohn Bier (Boas práticas geram boas vibrações); 2º lugar: Cervejaria Pratinha (Energia Solar e fotobiorreator de algas); 3º lugar: My Growler (Ressignificação de produto para a sustentabilidade).
 

A categoria de Responsabilidade Social causou polêmica na premiação, pois recebeu apenas uma inscrição. “Ficamos bastante surpresos que um mercado que cresce em média 20% ao ano não tenha pessoas investindo neste assunto”, provocou Cilene Saorin. “Mas fazemos questão de manter este desafio em pauta e nos próximos prêmios nossa missão é instingar e engajar”, completa. O vencedor foi o trabalho Sentimentos de Brasiliadade da Cia de Brassagem do Brasil (CBB). Segundo Alessandro Pisa, sócio da marca, “o projeto é ter uma cerveja em homenagem a cada animal em extinção e reverter a renda para instituições que cuidem desses animais”.
 

Expositores em destaque
 

Profissionais do setor que circularam pela Brasil Brau durante os três dias foram convidados a votar no Melhor Lançamento apresentado na feira e também no Stand Mais Bonito. Para o público, o ambiente mais marcante foi o da Cooperativa Agraria, logo na entrada do evento, com 175m² e um projeto cheio de simbologia. Com conceito criado pela Arkétipo Agrocomunicação, a empresa montou pilares que remetem as regiões do país onde seus representantes atuam e ao redor do stand, foram disponibilizados produtos que vêm de fora do Brasil que proporcionavam uma experiência sensorial ao visitante, que podia pegar o malte exposto, cheirar, ver a cor do mosto criado por cada um. Já a marca alemã Bollfilter, que oferece soluções de filtro de água para indústrias, impressionou o público pela inovação, perspectiva de economia de recursos e também benefícios ambientais. “Os produtos que a gente traz têm uma especificidade para instalações de bebidas que precisam lavar garrafas e engradados, pois geram economia e contribuem para a sustentabilidade”, resume João Távora, representante da multinacional no Brasil.
 

Abracerva
 

A Brasil Brau abriu suas portas para sediar a reunião oficial da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) para eleger sua nova diretoria. O então presidente Rodrigo Silveira, da cervejaria Invicta, de Ribeirão Preto (SP), passou o bastão para Carlo Giovanni Lapolli, da cervejaria Itajahy, de Santa Catarina. A nova gestão quer implantar processos para facilitar a adesão de novos membros e criar estratégias para envolver diferentes regiões do país nas reivindicações e troca de conhecimento do setor para desenvolver polos cervejeiros em diversos estados. Algumas metas da nova diretoria, que tem Ronaldo Flor (Marketing), Marco Aurélio Piacentini (Administração), Maurício Zipf (Comunicação), Alberto Nascimento (Relações Institucionais) e Rodrigo Ferraro (Técnico), incluem avaliar viabilidade da criação de uma sede em Brasília para criar uma proximidade com o polo político do país, incentivar a realização de pesquisas de mercado e buscar parcerias com setores correlatos que podem fortalecer o segmento, como o de vinho, fornecedores e produtores diversos.
 

Sobre a Fagga | GL events Exhibitions
 

Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, a Fagga l GL events Exhibitions é uma das maiores empresas em promoção e organização de feiras do país, responsável pela realização de mais de 20 feiras anuais. Subsidiária do grupo GL events Brasil, operação brasileira de uma das maiores empresas mundiais do ramo de eventos, a francesa GL events, a Fagga soma meio século de experiência.
 

Para mais informações: www.brasilbrau.com.br

Leia também

» Brasil Brau cresce 31% em 2017 » Brazil Brau grows by 31% in 2017 » Brasil Brau e Degusta Beer & Food chegam a 2017 25% maiores
Informações & Vendas:
+55 11 5067 6792
brasilbrau@brasilbrau.com.br
Endereço:
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ