AB InBev lança aplicativo para entrega de cerveja a domicílio nos EUA

Data: 16/01/2015
Fonte: The Wall Street Journal


Clique aqui para ler a notícia direto da fonte.

A Anheuser-Busch InBev SA BUD -1.04% lançou ontem, nos Estados Unidos, um aplicativo chamado Bud Light Button que permitirá que os consumidores comprem cerveja sem sair do sofá.

É a tentativa mais recente de uma grande cervejaria de entrar no mundo do comércio eletrônico para entregar cerveja a domicílio. A rival da AB InBev, MillerCoors LLC, contratou a Drizly Inc., uma empresa jovem especializada na venda on-line de bebidas alcoólicas, para fazer 20 mil entregas grátis da cerveja Miller Lite nas regiões de Boston, Nova York, Seattle e Washington, D.C.

A iniciativa segue os lançamentos de “startups” como Minibar Delivery, Saucey Inc. e Digital Liquor Delivery, LLC, também chamada de Thirstie (uma corruptela de thirsty, que significa sedento, em inglês). Essas empresas desenvolveram aplicativos através dos quais consumidores podem pedir cervejas, vinhos e destilados a varejistas nas proximidades para a pronta entrega.

O aplicativo Bud Light Button, que por enquanto operará apenas na região de Washington D.C., oferece a entrega de um conjunto de 24 latas de Bud Light por US$ 19,99 e de 12 latas por US$ 10,99. A AB InBev criou o aplicativo com a Klink Technologies Inc., outra startup de entrega de bebidas alcoólicas.

Tanto a AB Inbev quanto a MillerCoors veem o comércio eletrônico como um veículo para vender seus produtos para consumidores jovens que se acostumaram a clicar em um app para comprar comida e outros produtos que são entregues em casa.

A Bud Light vem perdendo participação no mercado nos últimos anos e a empresa tenta reverter essa queda com de iniciativas de marketing voltadas para jovens na faixa dos 20 e 30 anos. A empresa vai promover o Bud Light Button realizando festas surpresas com DJs para clientes selecionados aleatoriamente.

A ideia para o aplicativo nasceu na “Garagem da Cerveja” da AB InBev, um escritório especial que a cervejaria criou em Palo Alto, no coração do Vale do Silício, na Califórnia. Em outro experimento do grupo no mundo do comércio eletrônico, a AB InBev fez uma parceria com a equipe de futebol americano Miami Dolphins e o Twitter, TWTR -0.06% permitindo que espectadores comprassem cervejas com um tuite durante os jogos do Dolphins.

Lucas Herscovici, diretor de conexão com consumidores da Anheuser-Busch, espera que a entrega de cerveja e as iniciativas de vendas on-line “sejam grandes no futuro”. A entrega a domicílio de bebidas alcoólicas é legal em muitos Estados americanos há anos, mas a maioria dos varejistas tem preferido não oferecer esse benefício, e pedidos on-line ainda são algo incomum. Uma das razões é a dificuldade de verificar se os compradores têm idade em que a venda de bebidas alcoólicas é permitida.

O aplicativo Bud Light Button usa informação do cartão de crédito para verificar a idade do consumidor e os entregadores são treinados para checar a identidade antes de liberar a cerveja. Hersovici diz: “Estamos sendo extremamente cautelosos.”

Leia também

» Publicação gaúcha é vencedora em Feira de Tecnologia em Cerveja » Balanço final aponta que Brasil Brau cresceu 31% em 2017 » MEIO FILTRANTE - Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja Brasil Brau cresce 31% em 2017
Informações & Vendas:
+55 11 5067 6792
brasilbrau@brasilbrau.com.br
Endereço:
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ