A medida do amargor das cervejas

Data: 21/03/2014
Fonte: Diário Catarinense


Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

 

Apesar de não parecer, mesmo as cervejas mais doces e suaves têm certo grau de amargor. Sem esse gosto amargo proveniente do lúpulo, a doçura do malte dominaria totalmente o sabor da cerveja, tornando-a bastante enjoativa. 

 

O grau de amargor de uma cerveja está diretamente ligado à quantidade de lúpulo utilizado na sua produção, e pode ser mensurado. A medida utilizada é o IBU, do inglês International Bitterness Unit (Unidade Internacional de Amargor), e a sua principal importância está na elaboração da receita da cerveja, pois para cada estilo existe uma faixa de amargor que os fabricantes utilizam como referência. 

 

As cervejas comerciais nacionais, do estilo standard lager, como por exemplo a Kaiser e a Serramalte, possuem entre oito e 15 IBU, enquanto as premium lagers como a Heineken e a Stella Artois possuem entre 15 e 25 IBU.

 

Porém entre as lagers o grau pode ser ainda maior, já que as pilsens alemãs possuem entre 25 e 45 IBU e as checas entre 35 e 45.

 

Mas entre as ales é que o gosto amargo se destaca. As pale ales inglesas e americanas em geral podem chegar a 50 IBU, o que já é bastante considerando o que a maioria das pessoas está acostumada por aqui. E não para por aí, já que outros estilos são definidos justamente pelo alto grau de amargor. 

 

As india pale ales (IPA) são as mais populares entre as lupuladas e podem chegar a até 70 IBU, porém, para sua versão turbinada, as Imperial IPAs, não existe limite superior, sendo comum chegarem a 120 IBU e até mais. 

 

Mas não adianta colocar mais lúpulo indefinidamente na cerveja, pois existe um limite para a percepção do amargor perto dos 100 IBU, acima do qual qualquer incremento não faz mais diferença. Não é a toa que a cervejaria paulista Invicta, ao anunciar a sua Invicta 1000 IBU, reconheceu que o principal objetivo da cerveja era provocar curiosidade e discussão.

Leia também

» Publicação gaúcha é vencedora em Feira de Tecnologia em Cerveja » Balanço final aponta que Brasil Brau cresceu 31% em 2017 » MEIO FILTRANTE - Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja Brasil Brau cresce 31% em 2017
Informações & Vendas:
+55 11 5067 6792
brasilbrau@brasilbrau.com.br
Endereço:
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ