O primeiro bilionário da cerveja artesanal

Data: 09/09/2013
Fonte: Bebendo Bem


September 9th, 2013 | Author: Fabian Ponzi

 

Que o mercado de cervejas especiais está em franco crescimento, ninguém duvida. Aqui no Brasil o crescimento gira em torno de 15% a 20% nos últimos anos, mas nos Estados Unidos é que o bicho pega de verdade. Lá na terra do Tio Sam, as craft beers já representam em torno de 6,5% do mercado de cervejas – um número impressionante, comparados com os 0,5% do Brasil.

A prosperidade da cerveja artesanal americana já está produzindo bilionários. Jim Koch, fundador da Boston Beer Co., alcançou, segundo o Bloomberg Billionaires Index, a marca de 1 bilhão de dólares em patrimônio. A empresa de Koch – conhecida pela linha de cervejas Samuel Adams – é a principal expoente do nicho das cervejas especiais no país e responde sozinha por 1,3% do mercado total de cervejas nos Estados Unidos.

Herdeiro de uma linhagem de cervejeiros, Koch fundou a Boston Beer Co. em 1984 e, desde o seu início, teve como carro-chefe a Samuel Adams Boston Lager, feita com base numa receita original de sua família. Baseado no carisma e na simplicidade de Koch, a empresa cresceu sobre pilares como a qualidade e a identificação com o “sonho americano”. Hoje, a BBC produz mais de 293 milhões de litros de cerveja em 4 unidades fabris espalhadas pelos EUA. Koch também se tornou um guru do negócio das craft beers. A empresa mantém programas de incentivo à empresas menores e iniciantes e, constantemente, produz cervejas colaborativas com cervejarias menores.

O curioso é que o plano original de negócios de Koch previa um faturamento de 1 milhão de dólares em 5 anos e um salário pessoal de 60 mil dólares ao ano. Uma previsão modesta, visto que em 1990 a empresa já faturava 21,2 milhões de dólares. Qual o segredo? Koch revela: “Quando você pensa em abrir um negócio, as chances de você ficar muito rico são pequenas, mas as chances de você ser feliz são bem grandes. Portanto, quando for abrir o seu negócio, escolha algo que lhe faça feliz”.

 

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

Leia também

» Publicação gaúcha é vencedora em Feira de Tecnologia em Cerveja » Balanço final aponta que Brasil Brau cresceu 31% em 2017 » MEIO FILTRANTE - Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja Brasil Brau cresce 31% em 2017
Informações & Vendas:
+55 11 5067 6792
brasilbrau@brasilbrau.com.br
Endereço:
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ