Evento cervejeiro cresce 31% em 2017

Data: 02/08/2017
Fonte: Novo Momento


Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

A Brasil Brau – Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, realizada de 26 a 28 de julho em São Paulo, encerra a edição deste ano com números animadores tanto para o mercado quanto para a próxima edição do evento. Ao longo dos três dias, a feira recebeu um público 31% maior e também mais qualificado, uma vez que efetivou nova política de admissão voltada para restringir à visitação de profissionais do setor. Dos 73 expositores, 20% são internacionais. “Lançamos a edição de 2019 já com 30% de renovação dos expositores”, revela Luana Cloper, Diretora de Negócios da Brasil Brau.

O número de expositores de 2017 manteve-se estável em relação a 2015, mas a área ocupada pelos estandes foi 25% maior. “Mesmo com cenário mais complexo para importação em função do câmbio e instabilidade do país, conseguimos manter o caráter internacional da feira, que teve participação de outros nove países além do Brasil, sobretudo Alemanha, China, Estados Unidos e Argentina”, avalia Luana. Das marcas presentes, 58% foram de maquinário e equipamentos e 10%, matérias-primas. Para Marcelo Cozac, representante da McPack Equipamentos, “a feira superou expectativas, pois sentimos mais interesse do público em investir. Talvez 6, 8 anos atrás os visitantes queriam investir e não o faziam. Hoje querem, vieram com este propósito”. Já Marcio Nunes, diretor comercial da Prozyn Bio Solutions For Life, resume: “A feira vem melhorando o direcionamento do público a cada edição. Nesse ano, sentimos o aumento de microcervejarias e foi uma oportunidade de retomar projetos que estavam parados, além de contato com novos clientes”.

A visitação da Brasil Brau também registra crescimento considerável. Foram 5.942 profissionais que circularam pela feira – o equivalente a 31% a mais que 2015. “Fui ao evento porque pretendo abrir um brewpub e saí feliz com várias ideias e possíveis caminhos para o projeto, valeu muito a pena”, compartilha Bruna Xerfan. Parte importante da programação, o 15º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira atraiu um público 21% maior. Com curadoria técnica de Cilene Saorin, o fórum é pioneiro na realização de debates científicos e tecnológicos no país neste setor, realizado desde 1988. Para definir os temas dos debates de 2017, foi realizada pela primeira vez uma consulta pública a 500 profissionais do setor. O congresso teve patrocínio da Agrária e McPack.

"Esta edição 2017 do Congresso Brasil Brau foi reveladora. O público se mostrou bastante receptivo à proposta de palestras que variaram entre temas clássicos de embasamento e atualização técnica, inovações tecnológicas, gestão sensorial e abordagens provocativas acerca da viabilidade de plantio de lúpulo no Brasil, do conhecimento dos biomas brasileiros e da agenda de sustentabilidade e responsabilidade social. O perfil deste público se renovou muitíssimo: uma nova geração de profissionais ligados aos negócios da cerveja se revelou nesta edição. A maioria dos congressistas tem menos de 10 anos de experiência profissional", reflete Cilene Saorin.

Além dos números, outro dado importante é que se trata da primeira edição que a Fagga l GL events Exhibitions assume 100% as marcas Brasil Brau e Degusta Beer & Food – feira voltada ao público final que acontece paralelamente na São Paulo Expo. Até então, a empresa, que é uma das maiores em promoção e organização de feiras do país, era promotora dos eventos. A partir de agora firma-se como proprietária das marcas.


Prêmios

Outro destaque deste ano é a retomada do Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em Cerveja. Depois de um intervalo de quatro anos sem acontecer, a organização decidiu abraçar a causa de incentivar a profissionalização da gestão do negócio de cervejas. "Muitos festivais premiam a cerveja em si, o líquido, queremos cumprir outro papel junto ao mercado", explica. O primeiro lugar em Design de Embalagens ficou para a Perro Libre (RS), com a cerveja 803 Black Rye IPA, dedicada à causa antissexista. Já na categoria Comunicação da cultura cervejeira, a vencedora foi a Revista da Cerveja, com o trabalho “A consolidação de um projeto”. O melhor projeto de Sustentabilidade quem ganhou foi a Lohn Bier, com o trabalho “Boas práticas geram boas vibrações”. E a premiação de Responsabilidade Social foi para o trabalho “Sentimentos de Brasilidade”, da Cia de Brassagem do Brasil (CBB).

Leia também

» Publicação gaúcha é vencedora em Feira de Tecnologia em Cerveja » MEIO FILTRANTE - Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja Brasil Brau cresce 31% em 2017 » A Brasil Brau Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, realizada de 26 a 28 de julho em São Paulo, encerra a edição
Informações & Vendas:
+55 11 5067 6792
brasilbrau@brasilbrau.com.br
Endereço:
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ